Arquivo do mês: junho de 2015

Causa

Os objetivos e programas do Inspirare orientam-se pela causa que o instituto denominou de Educação Integral Inovadora. No contexto atual, as novas gerações apresentam subjetividades muito distintas daquelas que as antecederam, as tecnologias transformaram o mundo e as ameaças climáticas indicam que há um esgotamento no modelo de organização e funcionamento da sociedade em nível global. No entanto, o modelo educacional vigente não dialoga com essas questões e demandas.

O Inspirare acredita que uma nova concepção de educação precisa ser pensada. A Educação Integral Inovadora defendida pelo instituto tem como principais propósitos a promoção do desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões e a resposta às demandas do mundo contemporâneo e ao perfil e interesses das crianças, adolescentes e jovens do século 21.

A Educação Integral Inovadora tem como premissa a concepção de que o aluno deve estar no centro do processo de ensino e aprendizado. Para que isso aconteça de fato, é preciso que todos os responsáveis pelo seu desenvolvimento planejem suas ações a partir de informações gerais sobre o perfil das novas gerações, bem como dados específicos sobre cada um dos alunos, incluindo o contexto em que vivem, suas características pessoais e a forma como aprendem. Também é importante que promovam oportunidades educacionais que façam sentido e engajem os estudantes, além de fazê-los refletir sobre o que e como estão aprendendo. Faz-se necessário ainda que deem espaço para que os alunos assumam autoria e responsabilidade crescentes pela sua educação e colaborem com o desenvolvimento de colegas, professores, escola e comunidade. Acima de tudo, é preciso assegurar que todos e cada um desses estudantes tenham condições de se desenvolver em todas as suas dimensões – intelectual, emocional, cultural, física e social – e adquiram as capacidades essenciais para que tenham autonomia para realizar o seu projeto de vida.

Faça aqui o download do documento Educação Integral Inovadora