Cerca de 200 voluntários transformam escola em local melhor para aprender

24/08/15 //

A manhã ensolarada do sábado, 22, já sinalizava a beleza do dia escolhido pela comunidade de São Miguel dos Campos (AL) e funcionários da GranBio – empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira – para fazerem a diferença na vida de crianças e adolescentes da Escola Municipal Dr. Iramilton Leite.

Ao todo, mais de 200 pessoas participaram de ação voluntária na unidade de ensino localizada em uma das áreas mais vulneráveis da cidade, transformando a escola em um ambiente mais acolhedor, alegre e funcional.

Crédito: Felipe Brasil

Crédito: Felipe Brasil

Das oito da manhã até o início da noite, professores, diretores, alunos, familiares, gestores municipais e voluntários se dividiram em equipes em torno de um único objetivo: transformar a escola em um lugar que proporcione melhor aprendizado e maior bem estar para os estudantes, profissionais da educação e familiares.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, a GranBio, (Programa SOU Cidadania), Instituto Inspirare e a comunidade escolar. Contou também com o apoio de fornecedores da empresa, que doaram materiais diversos a partir de mobilização realizada pelos funcionários da GranBio.

Além da limpeza, pintura e troca de itens quebrados, a escola ganhou um verdadeiro banho de cores em todas as suas paredes, portas e janelas, um campinho para prática esportiva e de lazer, uma sala de leitura com computador e puffs coloridos e um espaço de convivência com mesa e bancos criados com pallets para a hora do lanche.

“Essa reforma significa muito pelo resultado e pela mobilização das pessoas em prol da transformação da escola. O mutirão é uma lição de união e de cuidado com esse espaço. Estou muito esperançosa de que vamos dar um salto na nossa educação”, afirma Josenilda Costa, diretora da escola há três anos.

Crédito: Felipe Brasil

Crédito: Felipe Brasil

Aluno do oitavo ano, Michel de Lima, acompanhou ativamente a transformação que aconteceu na escola durante todo o dia. De olhos atentos e surpresos com a mudança que ficava cada vez mais evidente com o passar das horas, o menino conta que se sentia inseguro com a má estrutura e que a precariedade da sala de aula era um facilitador da indisciplina e falta de atenção.

“Agora, acho que vai ficar muito mais fácil aprender e que todo mundo vai ter mais vontade de vir à escola. Também gostei muito do campinho de esportes, que a gente não tinha aqui e acabava jogando bola no canavial”, comemora o menino.

Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, ressalta que a ação voluntária faz parte de uma iniciativa maior para melhorar a educação da cidade, traduzida no Plano Intersetorial de São Miguel dos Campos. “Essa ação foi o momento de envolver a comunidade para mostrar que é possível transformar a realidade com união e dedicação”, comenta Anna.

Sobre a GranBio

A GranBio é uma empresa brasileira de biotecnologia industrial, que cria soluções para transformar biomassa em produtos renováveis. Pioneira na produção de etanol celulósico, ou de segunda geração (2G), no Hemisfério Sul, a companhia é a única do setor que atua do começo ao fim da cadeia produtiva – da matéria-prima à distribuição do produto final -, integrando tecnologias próprias e de parceiros. Fundada em 2011 pelo empresário Bernardo Gradin, é controlada pela GranInvestimentos S.A.

Sobre o Plano Intersetorial de SMC

O Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos visa garantir as condições necessárias para o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens como cidadãos preparados para viver com dignidade, realizar seu projeto de vida e construir um futuro promissor para si e para o município. As metas do plano foram construídas com a participação de mais de 300 representantes do poder público e da sociedade civil, a partir de um amplo diagnóstico da realidade educacional do município.

Conheça mais sobre o Plano Intersetorial 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>