Educação de São Miguel dos Campos avança com trabalho conjunto de poder público e comunidade

07/12/16 //

A educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas, encerra 2016 com muitos resultados a celebrar. No ensino médio, por exemplo, houve queda de 91% na taxa de abandono: de 689 alunos (em 2015) para 60 (em 2016). No ensino fundamental, a redução foi de 64% na taxa de abandono: de 1.152 alunos (2015) para 413 (2016). O resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) também mostra que o ensino fundamental 1 superou a meta do Ministério da Educação, alcançando 4,5, enquanto o esperado era 4,3.

Esses e outros resultados foram apresentados durante o evento de culminância do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, realizado na última sexta, dia 2 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, onde estavam presentes dezenas de representantes da comunidade escolar, a secretária de Educação, Maria do Amparo, o prefeito George Clemente, a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, além de outros parceiros da iniciativa.

Entre os avanços, percebe-se que os alunos com deficiência ganharam atenção maior desde 2014. A rede municipal fechará este ano com 63% de aumento na quantidade de alunos com deficiência atendidos em salas multifuncionais (de 52 para 140) e crescimento de 21% no número de alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais (de 168 para 212).

Como resultado do fortalecimento da integração entre secretarias, o meio ambiente passou a ser mais valorizado nas escolas. Na rede municipal, 85% das unidades de ensino estão executando projetos e práticas sustentáveis, envolvendo mais de 6 mil alunos. O impacto foi positivo também nos espaços esportivos, que passaram a garantir acessibilidade.

A parceria com a saúde assegurou palestras e orientações sobre alimentação saudável, combate à violência, drogas e álcool nas escolas, alcançando mais de 2 mil alunos e familiares. Como resultado de ações conjuntas entre secretarias, 1.600 adolescentes e jovens participaram de cursos profissionalizantes e famílias foram contempladas com atividades de fortalecimento da participação na vida escolar dos alunos.

Plano Intersetorial pela Educação

Esses e outros resultados são frutos do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, uma iniciativa inédita do município, abraçada pelo poder público, conselhos de direitos, empresas, organizações parceiras e comunidade escolar. O documento é resultado de um trabalho coletivo, elaborado a partir de um diagnóstico educacional de São Miguel dos Campos. O Plano estabeleceu 28 metas e 78 ações a serem realizadas até o final da atual gestão municipal.

Das 78 ações, 93% foram executadas integralmente ou parcialmente. Das 28 metas, 39% foram alcançadas, 18% parcialmente alcançadas, 14% não alcançadas e 29% não tem dados oficiais. Esse é um ponto de atenção importante. Alguns dados não puderam ser avaliados por falta de registro oficial. Foi o caso da situação de obesidade, hipertensão e adoecimento de crianças.

Também permanecem desafios que exigem a continuidade da atuação intersetorial, como o enfrentamento da distorção idade/série no ensino médio, cuja taxa cresceu de 154 (2014) para 1.182 alunos (2016). Em 2015 houve ainda redução da oferta de atividades de educação ampliada de 2200 para 1267 na rede municipal, como resultado do encerramento programa federal Mais Educação.

Outra questão preocupante é a violência contra adolescentes e jovens. No período de 2014 a 2016, os casos de homicídio juvenil cresceram de 4 para 15; o número de adolescentes em conflito com a lei aumentou de 4 para 16 e o número de casos de violência física contra crianças e adolescentes cresceu de 2 para 8.

A próxima edição do Plano, a ser elaborada em 2017, deve viabilizar a implementação da Política de Educação Integral do município, também concebida a partir de esforço colaborativo de secretarias de governo, escolas e representantes da sociedade civil. O Projeto de Lei da Política de Educação Integral também está previsto para ser aprovado na Câmara Municipal ainda este ano.

Confira aqui a apresentação dos resultados do Plano Intersetorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>