Porvir publica série de reportagens sobre engajamento familiar

20/06/16 //

Apesar da importância da participação da família ser um consenso entre os profissionais de educação, ainda é difícil colocar esse princípio em prática. Como uma forma de apresentar desafios e caminhos para promover a aproximação entre famílias e escolas, o Porvir, programa do Instituto Inspirare, deu início à série de reportagens Engajamento Familiar.

Lançada no dia 16 de maio, a série reforça a importância da participação familiar e apresenta experiências bem-sucedidas de aproximação entre escolas e responsáveis. São apresentadas referências nacionais e internacionais em diferentes etapas de ensino, além de destacar metodologias que contribuem para melhorar a relação entre ambos.

Crédito: NLshop / Fotolia.com

Crédito: NLshop / Fotolia.com

Na primeira matéria, Aproximação da família com escola apoia o aluno e transforma educação, a série apresenta os principais desafios que cercam a relação família e escola, muitas vezes motivados pela falta de diálogo. Enquanto as instituições afirmam que os pais não se envolvem na educação dos filhos, as famílias dizem que gostariam de participar, mas não encontram espaço dentro da escola. Para educadores e pesquisadores ouvidos pelo Porvir, não existe uma regra geral para aproximar a instituição de ensino e a família, mas cada escola precisa descobrir um modo próprio de fazer essa comunicação acontecer.

A segunda publicação da série traz um artigo sobre como o design thinking promove engajamento familiar para apoiar o aprendizado. Allison Rowland traz sua experiência como doutora residente no programa de Liderança Educacional na Harvard Graduate School of Education, Allison Rowland. Em colaboração com uma ONG norte-americana, ela desenvolveu uma oficina para chamar a atenção para o engajamento familiar como um facilitador no processo de escuta das famílias e resolução de problemas escolares. A atividade envolveu 120 pessoas, entre elas, famílias que falavam seis idiomas diferentes, estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores, diretores e membros da comunidade.

A terceira matéria traz recomendações do centro de estudos Harvard Family Research Project, dos Estados Unidos, para diretores, professores e pais participarem dos encontros entre a escola e as famílias de maneira mais efetiva. Já na quarta matéria, são apresentadas experiências dos programas Aprender em Família, do Chile, e Comunidade de Aprendizagem, do Brasil, que investem na formação de famílias como uma estratégia para apoiar o desenvolvimento dos alunos.

As próximas reportagens da série apresentarão dicas e casos de participação familiar por etapa escolar – educação infantil, ensino fundamental e médio. Outra reportagem ainda mostrará como a tecnologia pode facilitar os processos de comunicação entre a escola e pais e responsáveis dos alunos.

Todos os conteúdos podem ser consultados no site do Porvir com a Tag “Série Engajamento Familiar”. Além disso, as reportagens estão disponíveis para a reprodução livre e gratuita pela imprensa, por meio da licença mais aberta do Creative Commons. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>