Inspirare lança estudo Empreendedores de Impacto e plataforma Apreender

25/08/15 //

“Empreendedores de Impacto: as dores e as delícias de inovar em Educação”, pesquisa do Instituto Inspirare conduzida pelas empresas Alas e Mariposa, mostra que novos atores têm surgido para se aliar aos empreendedores brasileiros na busca por inovar para solucionar os complexos desafios da educação brasileira. A pesquisa qualitativa traz um completo panorama do ecossistema de negócios de impacto com foco na Educação, abordando desafios; oportunidades; sustentação financeira (fundos de investimento, aceleradoras; investidores-anjo, governo, fundações e institutos); modelos de negócio e societário – e as etapas da Jornada do Empreendedor.

Realizada em sete capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maceió, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte – com 50 empreendedores de negócios de impacto em Educação, a pesquisa serviu de ponto de partida para a construção da plataforma Apreender, empreender na aprendizagem que reúne um conjunto expressivo de referências e recursos capazes de apoiar os empreendedores em cada etapa da caminhada.

Crédito: divulgação

Está em curso no Brasil um movimento transformador em que novos atores têm se aliado aos agentes tradicionais de Educação na busca de respostas para inovar na solução dos complexos desafios apresentados para educar crianças, jovens e adultos. No cerne dessa transformação estão empreendedores de impacto interessados em garantir que cada estudante do país desenvolva as capacidades que precisa para realizar o próprio projeto de vida. São profissionais de diversas áreas, dispostos a criar empresas capazes de aliar sustentabilidade financeira e a promoção de avanços de aprendizagem dos alunos. É sobre essas pessoas – desafios, dilemas e oportunidades envolvidos nessa jornada – que trata a pesquisa qualitativa Empreendedores de Impacto: as dores e as delícias de inovar em educação, coordenada pelo Instituto Inspirare e produzida pelas empresas Alas e Mariposa.

Como contribuir para que esses empreendedores sejam mais bem-sucedidos e consigam oferecer soluções de qualidade que ampliem a equidade, qualidade e contemporaneidade da educação brasileira? Essa foi a questão que motivou o Instituto Inspirare a promover a pesquisa Empreendedores de Impacto com o objetivo de investigar e compartilhar os dilemas, alegrias e anseios de 50 empreendedores de sete capitais. A partir da trajetória desses empreendedores – e as etapas da Jornada do Empreendedor – o estudo busca oferecer informações relevantes para os demais atores do ecossistema, incluindo investidores e aceleradoras.

Umas das conclusões da pesquisa é que a visão do ecossistema de negócios de impacto ainda é turva. Os empreendedores têm dificuldades em identificar quem são os atores e quais papéis cada um deles exerce. Um dos entrevistados da pesquisa revela que “quando iniciamos, nós não tínhamos a mínima ideia deste ecossistema e do quão complexo e difícil ele é”. 

Na plataforma “Apreender, empreender na aprendizagem” estão disponíveis informações para apoiar os empreendedores.  “O intuito do material é reunir, em um mesmo ambiente, um conjunto expressivo de referências e recursos capazes de apoiar os empreendedores em cada etapa da sua caminhada. Desejamos que o estudo inspire a todos e que a plataforma seja apropriada e expandida pelo esforço conjunto daqueles que acreditam na importância de fortalecermos a capacidade da sociedade brasileira de gerar soluções inovadoras e transformadoras para a educação”, afirma Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>