Jovens lançam a campanha “A Educação me Move”

03/06/15 //

Leonardo Santana

Leonardo Santana

Na manhã da quarta-feira, 03 de junho, foi lançada a campanha “A Educação me Move”, feita por adolescentes e jovens de São Miguel dos Campos (AL) com o intuito de mobilizar e envolver a cidade em ações pela melhora da educação local.

O município é um dos territórios em que o Inspirare atua com o programa Laboratórios Educativos, que busca promover a articulação entre escolas e comunidades para experimentar inovações educacionais e inspirar novos modelos e práticas pedagógicas. A campanha “A Educação me Move” é parte do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, elaborado a partir de um diagnóstico participativo sobre os problemas, demandas e potencialidades da cidade. Um conjunto de pessoas que abrangia diversos representantes do governo local e da sociedade civil de São Miguel dos Campos definiu 8 eixos prioritários e 28 metas a serem alcançadas até o final de 2016. O Plano pode ser lido no site Juntos Pela Educação, lançado no mesmo dia que a Campanha, e a população é convidada a acompanhar a sua implementação e a fazer sugestões.

A ideia de capacitar jovens mobilizadores no município e envolvê-los na concepção de uma campanha partiu do diagnóstico, no qual foi notada a ausência de participação juvenil em ações para buscar a melhoria da educação local. Para reverter este quadro, o Inspirare e a Viração mobilizaram cerca de 40 adolescentes e jovens de São Miguel dos Campos. “A campanha foi feita em um processo colaborativo, com o envolvimento dos jovens em todas as etapas, desde a concepção das mensagens que desejavam transmitir até o desenvolvimento dos produtos, como cartazes, spots e adesivos”, afirma Vânia Correia, conselheira da Viração.

Como a campanha busca não só conscientizar a população sobre a necessidade e os benefícios de lutar por melhorias na educação, mas também mobilizar as pessoas para que elas se envolvam com o tema, os jovens planejaram intervenções de rua, encontros em escolas e até mesmo uma blitz no dia de São João, quando a cidade recebe muitos visitantes.

No dia do lançamento da campanha, foi feita uma caminhada do local do evento até a Escola Estadual Ana Lins. Durante o percurso os jovens conversaram com a população, distribuíram adesivos e contaram até com um buzinaço, movido pelo mote “quem defende a educação buzine!”

A secretária Municipal de Educação, Maria do Amparo Carvalho, estava presente no evento, ao lado do prefeito George Clemente, e se emocionou com o engajamento dos jovens. “É por meio da educação que conseguiremos garantir uma melhor qualidade de vida para os nossos cidadãos, e o Plano vai impulsionar essa melhoria”, afirma a secretária. “A cada ação de sucesso, como a de hoje, ficamos mais motivados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>