São Miguel dos Campos apresenta resultados do Plano Intersetorial pela Educação

01/12/15 //

Os primeiros resultados das iniciativas desenvolvidas no Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos (AL) serão divulgados nesta quarta-feira, 2 de dezembro, durante extensa programação a partir das 14 horas,no Clube Canavieiros, em São Miguel dos Campos. Lançado no final de 2014, o Plano Intersetorial tem o desafio de garantir as condições necessárias para o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens como cidadãos, preparando-os para viver com dignidade, realizar o próprio projeto de vida e construir um futuro promissor para si e para o município.

Inédito no município, o Plano Intersetorial foi abraçado pelo poder público, por conselhos de direitos, empresas, institutos, organizações parceiras e comunidade escolar. O evento contará com a participação do vice-governador e secretário estadual de Educação de Alagoas, Luciano Barbosa;do prefeito George Clemente e de representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, além dos protagonistas desta importante iniciativa em prol da educação.

Como parte da programação serão apresentados os resultados de vários projetos compostos por iniciativas ambientais, fortalecimento da educação integral, ações de melhoria da leitura na educação infantil e no Fundamental I, reformulação do Fundamental II e ações de fortalecimento da participação da família na escola, protagonismo juvenil, participação democrática da comunidade e fortalecimento da atuação intersetorial. Na agenda do evento, exposições, apresentações culturais, premiações e noite de autógrafos com 180 jovens escritores de escolas públicas.

Alunos, professores e gestores educacionais contarão como as ações e projetos estão mudando as próprias vidas ao proporcionar oportunidades educacionais transformadoras. As autoridades e parceiros reforçarão o compromisso pela educação do município. Estão previstas exposições, apresentações culturais e mostra de produtos e resultados e um “Momento de Culminância”, que contará com depoimentos (parceiros, autoridades, educadores e alunos), premiações e noite de autógrafos.

Em 2013, o Instituto Inspirare começou a desenvolver um processo de estímulo para melhorar a educação que culminou com a elaboração do Plano Intersetorial pela Educação – construído com a participação da própria comunidade de São Miguel dos Campos, de diversas secretarias municipais e apoiado por parceiros identificados pelo instituto para fortalecer as áreas identificadas como prioritárias para a transformação da educação no município. O esforço coletivo tem sido monitorado de forma sistemática e já mostra que 60% das ações propostas inicialmente foram concluídas com sucesso ou estão sendo realizadas no prazo previsto.

Estruturado em oito eixos – educação integral; fortalecimento e participação das famílias; desenvolvimento infantil; mobilização do poder público e comunidade; inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiências e TGD (TranstornoGlobal do Desenvolvimento); prevenção a situações de risco social e abuso de drogas; sustentabilidade socioambiental; e formação profissional – o Plano Intersetorial tem por objetivo promover direitos, saúde e qualidade de vida para que os alunos disponham das condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento; assegurar a conclusão da educação básica com a aprendizagem necessária para que os alunos sigam estudando em universidades ou cursos técnicos; promover a formação cidadã, para uma atuação social ética, consciente e responsável; desenvolver valores, atitudes e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual; preparar para o mundo do trabalho, capacitando trabalhadores e empreendedores produtivos.

Aliança em prol da educação

Com o apoio do Instituto Inspirare, o Plano Intersetorial de São Miguel dos Campos integra o programa Laboratórios Educativos, que promove a articulação entre escolas e comunidades para experimentar inovações educacionais e inspirar novos modelos e práticas pedagógicas. Em São Miguel dos Campos, as ações conduzidas desde final de 2014 por parceiros técnicos buscam mobilizar, engajar e desenvolver o potencial dos agentes locais. No cerne do objetivo, elevar o nível de corresponsabilização da população e a capacidade de gerar melhorias estruturantes e sustentáveis, que transformem a educação miguelense.

Duas instâncias de participação apoiam esse processo. O Fórum Comunitário reúne cerca de 150 educadores, alunos, pais, técnicos e diretores de escolas, conselheiros e lideranças comunitárias – que elaboram propostas e implementam ações por meio de grupos de trabalho. O Fórum Intersetorial é composto por representantes de secretarias municipais e estadual, organizações sociais e empresas e tem a responsabilidade de liderar a implementação, o acompanhamento e a avaliação das metas do Plano Intersetorial pela Educação. O Inspirare também busca fortalecer a participação cidadã de adolescentes e jovens miguelenses, desenvolvendo seu espírito de liderança, promovendo o engajamento e apoiando o protagonismo na realização de ações de comunicação e mobilização social pela melhoria da educação no município.

Projetos que integram a programação do evento

Primeiro Livro

Cerca de 180 jovens escritores, do sexto ao nono ano do Fundamental II, participaram do Primeiro Livro – projeto que visa estimular a criatividade de crianças e adolescentes, sendo um agente transformador na educação. Entre as escolas participantes: Escola Municipal Mário Soares Palmeira, Escola Municipal Rui Palmeira, Escola Municipal Dr. Iramilton Leite e Escola Municipal Luzinete.

Plataforma Meu Tutor

O projeto vai premiar cinco alunos que tiveram o melhor desempenho no simulado da Prova Brasil, realizado pela plataforma MeuTutor. Também serão reconhecidos os professores que mais utilizaram e motivaram o uso da plataforma durante a “Maratona Prova Brasil”. Participaram desta campanha 797 alunos do 9º ano e 22 professores de oito escolas de São Miguel dos Campos. Durante a maratona foram resolvidos 77.726 problemas e vistos 357 vídeos. Escolas participantes: Esther Soares Torres, Luzinete e Lindalva Jatobá, Rui Palmeira, José Marcos da Rocha, Imaculada Conceição, Desembargador José Fernando Lima Souza, Dr. Iramilton Leite e Mário Soares Palmeira.

Wikidu

A primeira edição do Concurso de Projetos das escolas de São Miguel dos Campos contou com 28 projetos inscritos e desenvolvidos ao longo de dois meses de trabalho e inspiração. São trabalhos executados por estudantes de oito escolas municipais (Colégio Esther Soares Torres, E. M. Desembargador José Fernando Lima Souza, E. M. Imaculada Conceição, E. M. Iramilton Leite, E. M. José Marcos da Rocha, E. M. Luzinete e Lindalva Jatobá, E. M. Mario Soares Palmeira e E. M. Rui Palmeira), que refletiram e atuaram na construção de projetos autorais com o tema “A São Miguel dos Campos do Futuro”. Cinco projetos serão premiados amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>