Porvir vence Prêmio Estácio de Jornalismo

06/10/16 //

A série do Porvir sobre Formação de Professores venceu o Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria internet nacional. A premiação foi entregue nesta quinta-feira (6), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

De autoria de Marina Lopes e Vinícius de Oliveira, a série leva o olhar da inovação para um dos principais desafios para melhorar educação brasileira. Na primeira matéria, mostramos o panorama das licenciaturas e o perfil dos concluintes. Na sequência falamos da necessidade de aproximação de teoria e prática e demos oportunidade para que um aluno mostrasse o quão importante é o contato com a sala de aula ainda na universidade.

Assim como discutir a importância da neurociência para que o professor entenda como o aluno aprende,  a série olha para o que acontece fora do país para entender como a tecnologia pode se tornar uma aliada do professor e transformá-lo em um agente de transformação. Trazemos como programa da Teachers College já inclui os temas de impressão 3D e programação em seu currículo. No mesmo sentido, conversamos com responsáveis por programas inovadores em outras três universidades americanas, Harvard, Michigan State e Relay GSE, e a Universidade de Helsinque, na Finlândia,  para descobrir como os cursos estão se adaptando aos novos tempos e revendo suas metodologias.

As duas últimas matérias da série analisam como a Base Nacional Comum Curricular pode ajudar o docente a ter mais clareza sobre o que precisa ensinar e também como outros países já aplicam avaliação que ajudam a aperfeiçoar o trabalho de quem já está na sala de aula e promover o ingresso de novos profissionais na carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>