Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
CNH B Saiba quais veículos você pode dirigir legalmente

CNH B: Saiba quais veículos você pode dirigir legalmente

Se você é um motorista que possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, saiba que isso significa que você está autorizado a dirigir veículos automotores cujo peso bruto total (PBT) seja de até 3.500 kg, com lotação máxima de oito lugares , passageiro ou motorista. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais veículos específicos estão incluídos nessa categoria.

Para ajudar a esclarecer essas questões, separamos algumas informações importantes para que você possa dirigir dentro da lei.

Quais veículos posso dirigir com a CNH B?

Com a CNH B, você está habilitado para dirigir os seguintes tipos de veículos:

  • Automóveis de passeio, como carros de passeio, SUVs, crossovers e hatchbacks;
  • Utilitários esportivos (SUVs) e crossovers;
  • Picapes, desde que seu PBT não exceda 3.500 kg;
  • Furgões de até 3.500 kg de PBT;
  • Ônibus de lotação não superior a 8 lugares, exclusivo o motorista.

Além disso, é importante lembrar que, se você possui uma CNH B, pode dirigir veículos com câmbio automático ou manual. Não há distinção entre esses tipos de transmissão na categoria B.

O que não posso dirigir com a CNH B?

Há algumas restrições quanto aos veículos que você não pode dirigir com a CNH B. Entre eles estão:

  • Motocicletas, ciclomotores e triciclos motorizados;
  • Caminhões e ônibus com PBT superior a 3.500 kg;
  • Micro-ônibus com lotação superior a 8 lugares, sem motorista;
  • Veículos de transporte coletivo de passageiros (ônibus e vans) com lotação superior a 8 lugares, exclusivo o motorista.

O que acontece se eu for flagrado dirigindo um veículo que não é permitido pela minha CNH?

Dirigir um veículo que não esteja incluído na categoria da sua CNH assim como as chamadas CNH quente é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que pode resultar em multa, suspensão do direito de dirigir e até mesmo na apreensão do veículo. Além disso, o motorista pode ter sua carteira de habilitação cassada, o que impede que ele dirija qualquer veículo.

Conclusão

A CNH B é uma das categorias mais comuns de habilitação no Brasil e permite que você dirija a maioria dos veículos de passeio e utilitários disponíveis no mercado. No entanto, é importante ficar atento às restrições e não dirigir nenhum veículo que não esteja incluído na sua categoria de habilitação. Agindo com responsabilidade, você poderá desfrutar