Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Foto: GRAHAM MANSFIELD/Unsplash

Treinar acompanhado pode ser um incentivo a mais

Enquanto para algumas pessoas o momento da prática de atividades físicas é também tempo de se concentrar completamente em si, voltando todo o foco mental e físico para a execução do exercício, para outras, o treino em dupla é o segredo para manter a constância. Seja com o parceiro, a parceira, um amigo ou um grupo de pessoas, treinar junto pode ajudar a melhorar a performance em diversas modalidades.

Ter alguém querido ao lado pode servir de suporte emocional e incentivo durante o treino. Isso é especialmente útil em dias em que o cansaço e a desmotivação aparecem. Ao marcar de se exercitar com outra pessoa, há um senso maior de compromisso e responsabilidade. Se, na prática individual, fica mais fácil negociar consigo mesmo, quando há uma companhia, é preciso ter motivos realmente convincentes para faltar.

Combinando treinos e roupa fitness feminina

A afinidade pessoal conta na hora de escolher uma parceria de treino, já que essas pessoas vão passar ao menos uma hora por dia juntas e é comum que assuntos não relacionados ao exercício sejam conversados, como o preço da calça legging. Mas é importante que haja uma afinidade no objetivo dos treinos, para que a dupla possa avançar junta, motivando-se mutuamente. Dá para aprender novas técnicas e receber feedback sobre seu modo de correr ao treinar com outra pessoa, o que pode melhorar a eficiência e evitar lesões.

Em esportes como a corrida, por exemplo, o ideal é que as duas pessoas tenham níveis de condicionamento físico semelhantes, para correr a um ritmo confortável e desafiador, sem que uma delas se sinta pressionada a ir mais rápido ou mais devagar do que gostaria. Os objetivos de corrida também precisam ser semelhantes: se uma pessoa treina para uma corrida com extensão específica e a outra simplesmente quer manter a forma física, alguém poderá sair frustrado da experiência.

Ter agendas compatíveis conta muito para facilitar a rotina dos treinos, mas é preciso deixar brechas para inconvenientes e ser flexível para se adaptar a eles. Quase tudo pode ser combinado. É o que a vendedora Camila Farias, 33 anos, propõe às amigas com quem divide pistas de corrida em Fortaleza. “Temos um grupo no WhatsApp para combinar os horários dos treinos, mas também compartilhamos dicas de suplementos e de roupa fitness feminina para correr e malhar”, revela.

Construindo um casamento e alguns músculos

Recém casados podem incorporar um esporte à rotina que está se construindo para que esse hábito se fortaleça tanto quanto o relacionamento. É uma estratégia a longo prazo que proporciona tempo de qualidade e fortalece a conexão emocional. 

Casais que malham juntos podem demonstrar apoio mútuo presenteando – seja em datas especiais ou como forma de incentivo pontual – com suplementos, acessórios ou roupas como top de academia.

Treinar com a esposa ou o marido tem a vantagem de estimular outras rotinas em dupla que dão suporte aos exercícios. Organizar as refeições, por exemplo, fica mais fácil quando ambos priorizam a alimentação saudável. Se um parceiro sabe que o outro tem muita dificuldade para despertar pela manhã, pode ajudar, deixando o café da manhã pronto e sendo uma dose a mais de motivação para o outro.

Na prática da musculação, o apoio do parceiro afetivo pode ser benéfico em vários momentos: ajudando a levantar pesos, a contar as repetições ou a ajustar a postura, por exemplo. Quando homens e mulheres treinam juntos, suas séries de exercícios podem ser bem diferentes, o que é vantajoso para estimular a autonomia e o respeito aos limites do companheiro.