Os carros usados em Brasília são mais em conta em relação a várias outras cidades, mas o que explica esse fenômeno? São muitos os fatores, que variam desde o estado de conservação do veículo até a legislação local.
Brasília, a capital brasileira, é conhecida por ser muito bem projetada, e, por isso, a locomoção através dos carros é algo bem comum na cidade, afinal, são 215 milhões de habitantes no município.
Hoje, vamos tentar entender o porquê dos carros usados em Brasília são mais em conta em relação a várias outras cidades. Acompanhe!
4 fatores que fazem os carros serem mais baratos em Brasília
Estado de conservação dos veículos
Naturalmente, um dos principais fatores que fazem com que o preço do veículo usado seja mais baixo em relação a tabela Fipe é o seu estado de conservação. Em Brasília, essa é uma característica que chama atenção.
A cidade é conhecida pelo alto número de veículos que ficam sob posse do mesmo condutor por mais de 5 anos. Dessa forma, sem a troca de proprietário, é natural que haja um “relaxamento” (não em um sentido ruim), em relação aos cuidados necessários.
Lataria arranhada, amassada ou queimada, pneus com mais de meia vida, entre vários outros fatores são suficientes para que aquele veículo seja comercializado a um preço mais em conta.
Oferta e demanda local
Apesar de todo esse período junto ao carro, Brasília também é considerada pelo alto fluxo de compra e venda de usados, além de muita comercialização de carros 0km.
Essa alta busca por carros zero quilômetro acaba afetando, também, o preço dos usados, afinal, estes precisam ser atrativos de alguma forma para se destacarem em relação a carros do ano.
A principal forma de destaque, portanto, é o preço do veículo. Além disso, se existem 5 vendedores ofertando um mesmo veículo por 50 mil, por que você compraria o mesmo carro por 60 mil de outro vendedor? Oferta e demanda!
Legislação local
Os carros usados no DF (Distrito Federal) e em geral em Brasília também são mais em conta pelo fator da legislação local.
Muito do preço de um carro, seja este novo ou usado, é determinado por conta dos tributos municipais, estaduais e federais. Dessa forma, taxas pequenas podem variar de cidade para cidade, e Brasília se destaca por possuir taxas menores.
A legislação local, dessa forma, é mais atrativa para a compra de um carro usado do que até mesmo em cidades próximas, vizinhas de Brasília.
Condições de mercado dos automóveis usados
Se você já comprou um carro no passado ou está pesquisando pelo seu primeiro agora, e quer um usado, provavelmente já ouviu falar sobre a tabela FIPE.
É através dela que conseguimos mensurar o valor médio de um veículo com base em todas as suas transações em território nacional dentro de um período de 30 dias.
Dessa forma, o mesmo veículo que estava tabelado em 40 mil no mês passado, pode estar tabelado em 41 mil neste mês, devido a média de comercialização.
A tabela FIPE é um indicado, não uma regra, por isso se trata de um valor médio: existem locais em que o carro é vendido acima da tabela, e existem locais em que o carro usado é vendido abaixo da tabela.
As condições de mercado dos automóveis usados em Brasília, por exemplo, fazem com que os mesmos sejam comercializados a um preço menor do que a tabela (geralmente, não sendo uma regra).
Portanto, se você é de alguma cidade vizinha e busca por carros usados, saiba que em Brasília o valor é mais em conta em relação a várias outras cidades. Vale a pena conferir. Até a próxima!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.