É
inegável que, se você deseja alcançar mercados internacionais, o primeiro passo é definir sua estratégia de branding global – o planejamento de longo prazo é fundamental para o sucesso do marketing. Mas, embora uma estratégia brilhante seja crucial para colocá-lo no mercado global, você precisa de uma execução sólida para permanecer lá. É aí que as operações de marketing entram em cena.
As operações de marketing incluem pessoas, processos e tecnologia que fazem seu marketing funcionar. Basicamente, é tudo o que acontece depois que sua estratégia foi construída e seu orçamento definido. E em uma época em que as organizações em todo o mundo enfrentam incertezas e procuram maneiras de esticar seus orçamentos de marketing, repensar a maneira como você vê suas operações de marketing é mais importante do que nunca.
Se sua equipe de marketing global está sob pressão para impulsionar o crescimento, mas você sente que há uma lacuna entre sua estratégia de marketing e seus resultados, veja como preencher essa lacuna e maximizar suas operações de marketing. Confira nossas 5 regras para escalar sua equipe e descubra como fazer mais, com menos.
Não quebre silos, mas conecte-os
A execução de sua estratégia de marketing global não pode ser responsabilidade apenas do marketing. A comunicação multifuncional e interdepartamental é a chave para o sucesso do marketing.
Embora silos de qualquer tipo (dados, conteúdo, conhecimento, tecnologia) sejam os maiores inimigos das operações de marketing, eles também são inevitáveis nas organizações complexas de hoje para garantir o desempenho de cada grupo funcional. O verdadeiro problema não é que eles existam, mas o fato de estarem desconectados, retardando – ou mesmo obstruindo – os fluxos de trabalho da informação. A resposta é não tentar eliminar os silos, que são inevitáveis e muitas vezes trazem benefícios importantes , mas conectá-los de forma eficaz. Linhas abertas de comunicação entre as equipes são imperativas, especialmente em organizações globais.
O marketing precisa estar em estrito alinhamento com todos os departamentos. Por exemplo, equipes de vendas ou atendimento ao cliente, que falam com os clientes todos os dias e recebem feedback sobre suas experiências e necessidades. Em um ambiente bem conectado e colaborativo, eles podem comunicar facilmente esse feedback ao marketing, para que possam trabalhar juntos em uma estratégia mais personalizada.
Mesmo que os silos pareçam desconectados dentro de sua organização, nunca é tarde para mudar as coisas. Certifique-se de que as equipes tenham acesso adequado umas às outras. As ferramentas de colaboração são uma ótima maneira de conectar suas equipes e levar sua organização para o próximo nível.
Escale sua equipe e processos para atender às suas operações
Ao falar sobre operações de marketing global, há uma tremenda pressão para executar. O ambiente de marketing está em constante mudança. E enquanto as expectativas continuam crescendo, os orçamentos não.
Se você deseja escalar, comece com uma avaliação completa de sua organização de marketing atual, incluindo processos, perfis, carga de trabalho e habilidades. Identifique áreas mais fortes e mais fracas em sua estratégia de globalização.
Então pense em localização , pense em ferramentas de colaboração, pense em automação de marketing e pense em terceirização e parcerias.
Maior nem sempre significa melhor e se você deseja ter sucesso globalmente, sua equipe de marketing precisa permanecer flexível, dinâmica e altamente qualificada. Ter as ferramentas e parceiros certos para apoiá-lo é a chave para escalar sem desacelerar sua equipe com colaboração dificultada e complexidade desnecessária.
É vital ter as ferramentas certas, os processos certos e as pessoas certas para garantir que seus objetivos de marketing sejam alcançados. Se sua equipe não puder dar suporte a um processo específico, não há problema em terceirizar essa necessidade.
Aja como um profissional de marketing, pense como um cliente
É muito fácil focar em nossos objetivos de marketing e esquecer todo o resto. No entanto, o foco no cliente é vital para o sucesso do marketing.
Concentre-se no seu cliente – quais problemas eles estão tendo? Como você pode resolvê-los? O que diferencia sua empresa de seus concorrentes, no que se refere ao seu cliente?
Não basta simplesmente contar a seus clientes sobre sua empresa e o que você realizou. Ao pensar em cada atividade de marketing, sejam estudos de caso, campanhas de e-mail ou mesmo um folheto de produto, coloque-se no lugar do seu cliente e pergunte-se: “o que eu ganho com isso?”
Manter essa pergunta sempre em mente ajudará a orientar seus esforços de marketing e a mantê-los focados no cliente.
E como você pode garantir que está pensando como os consumidores-alvo que deseja alcançar? Felizmente, a tecnologia – e o uso de dados – podem te ajudar nisso. Seu ecossistema digital precisa ser projetado para fornecer uma visão de 360 graus das preferências de seus clientes, reunindo dados de todos os pontos de contato da empresa (vendas, TI, atendimento ao cliente etc.) e todos os canais de marketing.
Personalize pelos motivos certos
Da Amazon à Netflix e Spotify, quase todas as empresas globais fizeram da personalização e da experiência sob medida uma prioridade em suas operações de marketing. E as estatísticas continuam a provar que a personalização é o único caminho a seguir quando se trata de alcançar os consumidores experientes e exigentes de hoje.
De acordo com a Accenture, 91% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar com marcas que oferecem ofertas e recomendações relevantes para eles. Mas a personalização não se limita aos consumidores – os compradores B2B também esperam algum tipo de comunicação personalizada. Afinal, sempre tem uma pessoa do outro lado.
Mas, independentemente da tecnologia e das plataformas para apoiá-lo, personalizar o conteúdo para diferentes públicos é um grande empreendimento. Adicione idiomas internacionais e nuances culturais e você pode facilmente se perder nas infinitas possibilidades de personalização.
O truque? Nunca perca de vista o objetivo final da personalização, que é fornecer informações relevantes e significativas que ressoam com seus clientes.
Defina (e rastreie) metas SMART para o sucesso
Imagine que você tem a equipe, os processos e todos os sistemas instalados. O que agora?
Há uma grande variedade de métricas e dados disponíveis que podem rastrear a eficácia de seus esforços de marketing, determinar seu ROI de marketing e ajudá-lo a identificar oportunidades futuras.
Já dissemos isso antes: as expectativas são altas quando se trata de desempenho de marketing global. Sem medir as métricas certas, você não conseguirá saber se está ou não atendendo a essas expectativas.
Afinal, por que você se esforçaria para garantir que suas campanhas de marketing sejam perfeitamente direcionadas, sua equipe de marketing esteja colaborando, seus clientes estejam engajados e você tenha as pessoas certas, tudo para ignorar os resultados de todo o seu trabalho árduo?
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