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Creative business team putting hands together at the office-1
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5 regras para escalar suas operações de marketing global

É

inegável que, se você deseja alcançar mercados internacionais, o primeiro passo é definir sua estratégia de branding global – o planejamento de longo prazo é fundamental para o sucesso do marketing. Mas, embora uma estratégia brilhante seja crucial para colocá-lo no mercado global, você precisa de uma execução sólida para permanecer lá. É aí que as operações de marketing entram em cena.  

As operações de marketing incluem pessoas, processos e tecnologia que fazem seu marketing funcionar. Basicamente, é tudo o que acontece depois que sua estratégia foi construída e seu orçamento definido. E em uma época em que as organizações em todo o mundo enfrentam incertezas e procuram maneiras de esticar seus orçamentos de marketing, repensar a maneira como você vê suas operações de marketing é mais importante do que nunca.

Se sua equipe de marketing global está sob pressão para impulsionar o crescimento, mas você sente que há uma lacuna entre sua estratégia de marketing e seus resultados, veja como preencher essa lacuna e maximizar suas operações de marketing. Confira nossas 5 regras para escalar sua equipe e descubra como fazer mais, com menos.

Não quebre silos, mas conecte-os

A execução de sua estratégia de marketing global não pode ser responsabilidade apenas do marketing. A comunicação multifuncional e interdepartamental é a chave para o sucesso do marketing.

Embora silos de qualquer tipo (dados, conteúdo, conhecimento, tecnologia) sejam os maiores inimigos das operações de marketing, eles também são inevitáveis ​​nas organizações complexas de hoje para garantir o desempenho de cada grupo funcional. O verdadeiro problema não é que eles existam, mas o fato de estarem desconectados, retardando – ou mesmo obstruindo – os fluxos de trabalho da informação. A resposta é não tentar eliminar os silos, que são inevitáveis ​​e muitas vezes trazem benefícios importantes , mas conectá-los de forma eficaz. Linhas abertas de comunicação entre as equipes são imperativas, especialmente em organizações globais.

O marketing precisa estar em estrito alinhamento com todos os departamentos. Por exemplo, equipes de vendas ou atendimento ao cliente, que falam com os clientes todos os dias e recebem feedback sobre suas experiências e necessidades. Em um ambiente bem conectado e colaborativo, eles podem comunicar facilmente esse feedback ao marketing, para que possam trabalhar juntos em uma estratégia mais personalizada.

Mesmo que os silos pareçam desconectados dentro de sua organização, nunca é tarde para mudar as coisas. Certifique-se de que as equipes tenham acesso adequado umas às outras.  As ferramentas de colaboração  são uma ótima maneira de conectar suas equipes e levar sua organização para o próximo nível.

Escale sua equipe e processos para atender às suas operações

Ao falar sobre operações de marketing global, há uma tremenda pressão para executar. O ambiente de marketing está em constante mudança. E enquanto as expectativas continuam crescendo, os orçamentos não.

Se você deseja escalar, comece com uma avaliação completa de sua organização de marketing atual, incluindo processos, perfis, carga de trabalho e habilidades. Identifique áreas mais fortes e mais fracas em sua estratégia de globalização.

Então pense em localização , pense em ferramentas de colaboração, pense em automação de marketing e pense em terceirização e parcerias.

Maior nem sempre significa melhor e se você deseja ter sucesso globalmente, sua equipe de marketing precisa permanecer flexível, dinâmica e altamente qualificada. Ter as ferramentas e parceiros certos para apoiá-lo é a chave para escalar sem desacelerar sua equipe com colaboração dificultada e complexidade desnecessária.

É vital ter as ferramentas certas, os processos certos e as pessoas certas para garantir que seus objetivos de marketing sejam alcançados. Se sua equipe não puder dar suporte a um processo específico, não há problema em terceirizar essa necessidade.

Aja como um profissional de marketing, pense como um cliente

É muito fácil focar em nossos objetivos de marketing e esquecer todo o resto. No entanto, o foco no cliente é vital para o sucesso do marketing.

Concentre-se no seu cliente – quais problemas eles estão tendo? Como você pode resolvê-los? O que diferencia sua empresa de seus concorrentes, no que se refere ao seu cliente?

Não basta simplesmente contar a seus clientes sobre sua empresa e o que você realizou. Ao pensar em cada atividade de marketing, sejam estudos de caso, campanhas de e-mail ou mesmo um folheto de produto, coloque-se no lugar do seu cliente e pergunte-se: “o que eu ganho com isso?”

Manter essa pergunta sempre em mente ajudará a orientar seus esforços de marketing e a mantê-los focados no cliente.

E como você pode garantir que está pensando como os consumidores-alvo que deseja alcançar? Felizmente, a tecnologia – e o uso de dados – podem te ajudar nisso. Seu ecossistema digital precisa ser projetado para fornecer uma visão de 360 ​​graus das preferências de seus clientes, reunindo dados de todos os pontos de contato da empresa (vendas, TI, atendimento ao cliente etc.) e todos os canais de marketing.

Personalize pelos motivos certos

Da Amazon à Netflix e Spotify, quase todas as empresas globais fizeram da personalização e da experiência sob medida uma prioridade em suas operações de marketing. E as estatísticas continuam a provar que a personalização é o único caminho a seguir quando se trata de alcançar os consumidores experientes e exigentes de hoje.

De acordo com a Accenture, 91% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar com marcas que oferecem ofertas e recomendações relevantes para eles. Mas a personalização não se limita aos consumidores – os compradores B2B também esperam algum tipo de comunicação personalizada. Afinal, sempre tem uma pessoa do outro lado.  

Mas, independentemente da tecnologia e das plataformas para apoiá-lo, personalizar o conteúdo para diferentes públicos é um grande empreendimento. Adicione idiomas internacionais e nuances culturais e você pode facilmente se perder nas infinitas possibilidades de personalização.

O truque? Nunca perca de vista o objetivo final da personalização, que é fornecer informações relevantes e significativas que ressoam com seus clientes.

Defina (e rastreie) metas SMART para o sucesso

Imagine que você tem a equipe, os processos e todos os sistemas instalados. O que agora?

Há uma grande variedade de métricas e dados disponíveis que podem rastrear a eficácia de seus esforços de marketing, determinar seu ROI de marketing e ajudá-lo a identificar oportunidades futuras.

Já dissemos isso antes: as expectativas são altas quando se trata de desempenho de marketing global. Sem medir as métricas certas, você não conseguirá saber se está ou não atendendo a essas expectativas.

Afinal, por que você se esforçaria para garantir que suas campanhas de marketing sejam perfeitamente direcionadas, sua equipe de marketing esteja colaborando, seus clientes estejam engajados e você tenha as pessoas certas, tudo para ignorar os resultados de todo o seu trabalho árduo?