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New Markets Concept - Green Pushpin on a Map Background with Selective Focus.-1
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Campanhas de marketing globais: sua abordagem é personalizada para cada localidade?

Você criou a campanha de marketing global perfeita e agora é hora de revelá-la em seus 12 principais mercados. Ótimo! Hora de abrir o champanhe e observar a nova receita chegando.Mas sua mensagem ressoará igualmente entre todos os seus públicos culturalmente diversos?

É uma pergunta importante a ser feita, porque os consumidores individuais querem sentir como se você estivesse falando diretamente com eles – e isso é verdade em todo o mundo.

Se você estiver envolvido com marketing global, uma das jogadas mais inteligentes que você pode fazer é adaptar sua abordagem para cada localidade.

Uma mensagem, várias vozes

Costumava ser comum as marcas criarem uma campanha global com a intenção de executá-la inalterada nos locais-alvo da empresa. Na maioria dos casos, isso simplesmente não é mais uma opção viável.

Mais pessoas do que nunca hoje esperam personalização. Isso significa comunicar-se com os membros do seu público de uma forma que diga a eles que você entende quem eles são e o que eles querem, localizando de acordo com alguns elementos muito importantes: 

  • Localização geográfica
  • Língua e dialetos regionais
  • Expressões e gírias
  • Layout visual e esquemas de cores
  • Imagens, vídeo e áudio
  • Referências da cultura popular e eventos locais
  • Costumes sociais, tradições e tabus
  • Plataformas nas quais o conteúdo é compartilhado. . . etc.

Adaptar localmente sua campanha de marketing global envolve muitos aspectos diferentes, desde o próprio conteúdo da campanha até como ele é compartilhado com os locais. Uma certa abordagem envolvendo apenas um dos componentes acima pode encantar as pessoas de uma cultura, mas ofender seriamente as de outra.

Global e local = “glocal”

Para que sua campanha funcione, você precisa transmitir a mensagem principal da sua marca – ao mesmo tempo em que adapta essa mensagem para que ressoe em cada público.

A Coca-Cola aperfeiçoou a arte de pegar sua marca global icônica e misturar a quantidade certa de sabores locais. Eles começam com uma estrutura – um logotipo familiar e uma mensagem principal que sincroniza com a identidade da marca – e, em seguida, os profissionais de marketing regionais adicionam aquele toque local tão importante.

Eles também conquistaram um lugar no hall da fama do marketing global figurativo com sua campanha de grande sucesso — embora um pouco mais antiga — “Compartilhe uma Coca-Cola”  em vários mercados. É tudo uma questão de celebrar a personalização.

A importância do sabor local

Algumas empresas tentam projetar uma campanha de marketing global para ser tão atraente quanto possível, com o objetivo de exigir menos localização. Se você está nessa posição, pode descobrir que enviar conteúdo de maneira conveniente é sua prioridade número um.

Tudo bem, mas você ainda precisará considerar as expectativas de cada país-alvo. Afinal, um esforço de marketing global fracassado devido à localização inadequada pode influenciar a percepção de um país inteiro sobre a marca de uma empresa.

Lembre-se: sempre haverá elementos de aceitação local sobre os quais você precisará tomar decisões. A relevância local sempre será importante para seus clientes. No mundo de hoje, esse grau de ressonância personalizada é necessário para ajudar sua marca a se destacar em um mercado lotado, complexo e internacional.

Com isso em mente, vamos falar sobre uma opção para fazer isso direito.

Campanhas de marketing global em três etapas

1. Desenhe e adapte sua campanha

Tudo começa com a criação de sua campanha de marketing de fronteira. A Acolad pode ajudar adaptando cada componente da campanha para cada público que você está tentando alcançar.

Seja ajustando a cópia de publicidade para atingir o ponto emocional certo ou escolhendo gráficos apropriados para materiais de ponto de venda, tudo se resume a ser local. Também trabalharemos com você para garantir que a voz da sua marca seja transmitida de maneira unificada em todas as campanhas e localidades.

2. Alcance as pessoas certas

Se sua campanha de marketing cuidadosamente personalizada não for encontrada pelas pessoas certas online, é muito difícil chamar isso de sucesso. Para ajudar suas campanhas a chegarem ao seu público, podemos identificar e empregar as palavras-chave mais impactantes em cada região-alvo por meio de  SEO multilíngue . 

3. Meça seu sucesso

Depois que suas campanhas de marketing global estiverem disponíveis, você poderá acompanhar o sucesso delas. Com o passar do tempo, como seus esforços estão se convertendo em novas receitas? Se desejar, podemos realizar análises de mercado e ajudá-lo com relatórios para obter informações sobre os retornos financeiros de suas campanhas. Também podemos conduzir testes de aceitação do usuário para ver como seu público-alvo está respondendo ao seu site localizado, por exemplo.

Saiba mais sobre como localizar suas campanhas de marketing internacional 

Tornar-se global requer o planejamento de uma estratégia abrangente de globalização que inclua um plano de localização para garantir que sua marca e seu conteúdo sejam não apenas compreendidos no mercado-alvo, mas também bem recebidos e eficazes com seu público global.

Campanhas de marketing globais em idiomas, culturas e localidades são um tópico amplo. Confira nossos webinars sob demanda para encontrar mais informações sobre os principais componentes de uma estratégia de localização, como disponibilidade de produtos, idioma e cultura, mensagens, canais, campanhas, recursos visuais e gráficos e considerações regulatórias locais.

Você encontrará informações sobre as diferenças entre abordagens globais e hiperlocais para seus planos de localização e obterá informações valiosas sobre considerações de estratégia, incluindo:

  • O número de idiomas necessários
  • O grau de localização por região
  • A organização de marketing – centralizada ou descentralizada?
  • O processo para criar, traduzir, localizar e publicar material de marketing
  • As plataformas e canais para gerir e distribuir conteúdos