Você criou a campanha de marketing global perfeita e agora é hora de revelá-la em seus 12 principais mercados. Ótimo! Hora de abrir o champanhe e observar a nova receita chegando.Mas sua mensagem ressoará igualmente entre todos os seus públicos culturalmente diversos?
É uma pergunta importante a ser feita, porque os consumidores individuais querem sentir como se você estivesse falando diretamente com eles – e isso é verdade em todo o mundo.
Se você estiver envolvido com marketing global, uma das jogadas mais inteligentes que você pode fazer é adaptar sua abordagem para cada localidade.
Uma mensagem, várias vozes
Costumava ser comum as marcas criarem uma campanha global com a intenção de executá-la inalterada nos locais-alvo da empresa. Na maioria dos casos, isso simplesmente não é mais uma opção viável.
Mais pessoas do que nunca hoje esperam personalização. Isso significa comunicar-se com os membros do seu público de uma forma que diga a eles que você entende quem eles são e o que eles querem, localizando de acordo com alguns elementos muito importantes:
- Localização geográfica
- Língua e dialetos regionais
- Expressões e gírias
- Layout visual e esquemas de cores
- Imagens, vídeo e áudio
- Referências da cultura popular e eventos locais
- Costumes sociais, tradições e tabus
- Plataformas nas quais o conteúdo é compartilhado. . . etc.
Adaptar localmente sua campanha de marketing global envolve muitos aspectos diferentes, desde o próprio conteúdo da campanha até como ele é compartilhado com os locais. Uma certa abordagem envolvendo apenas um dos componentes acima pode encantar as pessoas de uma cultura, mas ofender seriamente as de outra.
Global e local = “glocal”
Para que sua campanha funcione, você precisa transmitir a mensagem principal da sua marca – ao mesmo tempo em que adapta essa mensagem para que ressoe em cada público.
A Coca-Cola aperfeiçoou a arte de pegar sua marca global icônica e misturar a quantidade certa de sabores locais. Eles começam com uma estrutura – um logotipo familiar e uma mensagem principal que sincroniza com a identidade da marca – e, em seguida, os profissionais de marketing regionais adicionam aquele toque local tão importante.
Eles também conquistaram um lugar no hall da fama do marketing global figurativo com sua campanha de grande sucesso — embora um pouco mais antiga — “Compartilhe uma Coca-Cola” em vários mercados. É tudo uma questão de celebrar a personalização.
A importância do sabor local
Algumas empresas tentam projetar uma campanha de marketing global para ser tão atraente quanto possível, com o objetivo de exigir menos localização. Se você está nessa posição, pode descobrir que enviar conteúdo de maneira conveniente é sua prioridade número um.
Tudo bem, mas você ainda precisará considerar as expectativas de cada país-alvo. Afinal, um esforço de marketing global fracassado devido à localização inadequada pode influenciar a percepção de um país inteiro sobre a marca de uma empresa.
Lembre-se: sempre haverá elementos de aceitação local sobre os quais você precisará tomar decisões. A relevância local sempre será importante para seus clientes. No mundo de hoje, esse grau de ressonância personalizada é necessário para ajudar sua marca a se destacar em um mercado lotado, complexo e internacional.
Com isso em mente, vamos falar sobre uma opção para fazer isso direito.
Campanhas de marketing global em três etapas
1. Desenhe e adapte sua campanha
Tudo começa com a criação de sua campanha de marketing de fronteira. A Acolad pode ajudar adaptando cada componente da campanha para cada público que você está tentando alcançar.
Seja ajustando a cópia de publicidade para atingir o ponto emocional certo ou escolhendo gráficos apropriados para materiais de ponto de venda, tudo se resume a ser local. Também trabalharemos com você para garantir que a voz da sua marca seja transmitida de maneira unificada em todas as campanhas e localidades.
2. Alcance as pessoas certas
Se sua campanha de marketing cuidadosamente personalizada não for encontrada pelas pessoas certas online, é muito difícil chamar isso de sucesso. Para ajudar suas campanhas a chegarem ao seu público, podemos identificar e empregar as palavras-chave mais impactantes em cada região-alvo por meio de SEO multilíngue .
3. Meça seu sucesso
Depois que suas campanhas de marketing global estiverem disponíveis, você poderá acompanhar o sucesso delas. Com o passar do tempo, como seus esforços estão se convertendo em novas receitas? Se desejar, podemos realizar análises de mercado e ajudá-lo com relatórios para obter informações sobre os retornos financeiros de suas campanhas. Também podemos conduzir testes de aceitação do usuário para ver como seu público-alvo está respondendo ao seu site localizado, por exemplo.
Saiba mais sobre como localizar suas campanhas de marketing internacional
Tornar-se global requer o planejamento de uma estratégia abrangente de globalização que inclua um plano de localização para garantir que sua marca e seu conteúdo sejam não apenas compreendidos no mercado-alvo, mas também bem recebidos e eficazes com seu público global.
Campanhas de marketing globais em idiomas, culturas e localidades são um tópico amplo. Confira nossos webinars sob demanda para encontrar mais informações sobre os principais componentes de uma estratégia de localização, como disponibilidade de produtos, idioma e cultura, mensagens, canais, campanhas, recursos visuais e gráficos e considerações regulatórias locais.
Você encontrará informações sobre as diferenças entre abordagens globais e hiperlocais para seus planos de localização e obterá informações valiosas sobre considerações de estratégia, incluindo:
- O número de idiomas necessários
- O grau de localização por região
- A organização de marketing – centralizada ou descentralizada?
- O processo para criar, traduzir, localizar e publicar material de marketing
- As plataformas e canais para gerir e distribuir conteúdos
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