Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
dylan-gillis-KdeqA3aTnBY-unsplash

Integração é a chave para reter talentos estrangeiros

Para manter sua vantagem competitiva e prosperar, as empresas dependem cada vez mais de sua capacidade de trazer e reter trabalhadores especializados do exterior. Tornar-se uma empresa genuinamente multicultural exige tempo e comprometimento, com a integração e a cultura desempenhando um papel central na realocação bem-sucedida e na retenção de funcionários.

Integrar os colaboradores ao ambiente de trabalho é uma tarefa que exige capacidades versáteis e planejamento adequado, “um processo que deve começar muito antes da mudança” , afirma Glennon Kiernan, Gerente de Aprendizagem Digital da Acolad. 

“As empresas esperam que seus novos talentos comecem a trabalhar e sejam produtivos imediatamente. Há muitas coisas para aprender e cuidar, e o bom espírito deve ser criado para uma integração suave”, acrescenta Glennon.

São muitos os assuntos práticos a serem resolvidos: contas bancárias, apartamentos e assinaturas de internet são necessários, enquanto o transporte e até a cultura são desconhecidos para muitos que chegam. Todos esses aspectos precisam ser abordados para uma experiência tranquila do funcionário. 

O ambiente operacional para muitas empresas pode ser global, mas aprender sobre a cultura de trabalho local é um elemento essencial para uma realocação bem-sucedida.

“ O idioma é a chave para entender a cultura, mesmo que o idioma local não seja usado no local de trabalho” , explica Liisa Ohtonen , Diretora de Serviços de Aprendizagem da Acolad. 

“Quando se trata de fazer as pessoas se sentirem bem-vindas – e, a longo prazo, retê-las – simplesmente não há substituto para isso.”

Os que saem sempre têm um motivo, e o mais comum é que não se sentiram parte da comunidade de trabalho.

Serviços de realocação da Acolad na Finlândia

Como o maior e mais experiente provedor de serviços de idiomas e realocação da Finlândia, a Acolad tem as ferramentas e o conhecimento para tornar o processo o mais tranquilo possível. No entanto, como enfatizam Liisa Ohtonen e Glennon Kiernan, a integração não se torna uma força automaticamente. Quanto mais a gestão priorizar a integração como elemento integrante da cultura da empresa, mais ela poderá contribuir para a construção de um clima positivo e garantir que o talento estrangeiro seja retido pelo maior tempo possível.