Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Digital-project-transition-made-simple-from-project-ongoing-support
Digital-project-transition-made-simple-from-project-ongoing-support

7 papéis essenciais em uma equipe de desenvolvimento web

Você já se perguntou sobre as várias funções em uma equipe de desenvolvimento web e o que a função de cada pessoa implica? Por que um desenvolvedor java e um desenvolvedor JavaScript não são intercambiáveis? Afinal, essas “linguagens de programação” soam basicamente iguais para o leigo.

A equipe de desenvolvimento web pode ser considerada uma equipe de TI que cuida do código de um ou vários sites e aplicativos . Naturalmente, eles colaboram com outros especialistas e equipes. Também é possível que uma pessoa desempenhe várias funções.

Essas funções são vitais quando se trata de criar e manter um aplicativo ou site. Aqui estão algumas das funções mais comuns em uma equipe de desenvolvimento web aqui na Acolad. 

Gestor de projeto

O gerente de projeto digital fornece foco para a equipe em seus vários projetos e ajuda a mantê-los dentro do cronograma. Eles gerenciam o orçamento, cuidam do planejamento e garantem que a equipe tenha os melhores talentos.

Analista

Essa função foi projetada para ser um proxy entre o cliente, o design e o desenvolvimento. Ele traduz as solicitações (requisitos) feitas pelo cliente em especificações claras de como determinada funcionalidade deve se comportar. Os analistas funcionais também testarão essas funcionalidades assim que a equipe as entregar.

Desenvolvedor de back-end

Este programador escreve o código que controla o que é exibido em um site. O desenvolvedor back-end usa linguagens de programação como Java, .NET e PHP. Esses idiomas são executados no servidor para criar a página da web. É por isso que o chamamos de “lado do servidor” ou “back-end”: quando alguém visita um site, o navegador busca a página no servidor.

O desenvolvedor de back-end também integra o site/aplicativo com outros sistemas, como outros sites e software de CRM.

Desenvolvedor front-end

Trabalhando em estreita colaboração com seu colega de back-end, o desenvolvedor de front-end cuida do “front-end” ou “lado do cliente”: uma vez que a página é exibida no navegador, ela ainda precisa de um layout para ter uma boa aparência. Para fazer isso, o desenvolvedor escreve CSS e HTML para informar ao navegador como exibir visualmente a página.

O desenvolvedor front-end também escreve JavaScript, que é usado para criar animações visuais e é cada vez mais usado para aplicativos dinâmicos contendo recursos como login e outras interações do usuário.

Arquiteto

Essa pessoa configura a infraestrutura/hardware (servidor) em que os sites estão sendo executados.

Ao contrário do desenvolvedor back-end, o arquiteto não trabalha no site em si, mas em tudo o que é necessário para ter um. Eles são os responsáveis ​​por criar um ambiente ideal para o site.

UX designer/designer gráfico

Estes são frequentemente papéis separados, mas às vezes são combinados. O designer UX (experiência do usuário) é responsável por mapear o site em um esboço bruto (um wireframe), para que fique claro para os visitantes como eles podem usar o site e navegar por ele.

O designer gráfico cria um estilo visual para o site alinhado com o guia de estilo corporativo. Ele também cria um design visual para cada funcionalidade como uma diretriz para o desenvolvedor front-end, que recriará esse design por código.

O testador (de qualidade)

Essa pessoa testa todas as funcionalidades que a equipe criou em todas as condições possíveis antes que o site fique disponível para usuários regulares. Quando algo não está em ordem, ele relata um bug aos desenvolvedores.

O testador não simplesmente clica no aplicativo, mas segue um plano e procedimento rígidos para garantir que testará todas as possibilidades.

Embora muitas outras funções possam fazer parte de uma equipe digital, como líder de equipe, gerente de contas, analista de negócios, cientista de dados e especialista em SEO , isso pode fornecer uma visão geral das principais funções existentes em uma equipe de desenvolvimento da Web para um presença online consistente e performática.