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Aproveite ao máximo seu orçamento de marketing para 2023 e além

As chances de uma recessão estão aumentando e, como empresa grande ou pequena, você precisará de um plano para ajudar sua organização a continuar crescendo, mesmo em tempos difíceis.

Embora concordemos que os orçamentos de marketing ainda estejam se recuperando dos efeitos da pandemia de coronavírus, com algo tão sério quanto a crise econômica iminente, é natural ficar sobrecarregado.

Se você estava prestes a começar a cortar custos cegamente no que podem parecer iniciativas de menor prioridade, respire fundo e continue lendo. Nossas estratégias ajudarão você a manter seu orçamento de marketing sob controle, ao mesmo tempo em que tornam seus negócios à prova de recessão.

Estratégia 1: Foco na experiência e na humanização das conexões virtuais  

O mercado atual valoriza a autenticidade e  a excelente experiência do cliente . E uma das maneiras mais importantes de conectar seu público-alvo à sua marca é humanizando as conexões virtuais que você cria. Isso começa internamente, com uma estratégia de experiência do funcionário que promove a colaboração e o trabalho em equipe e transcende fazendo o mesmo para as pessoas que você está tentando atender.

Estratégia 2: Comercializar para clientes existentes

Ter uma  base de clientes fiéis  é o seu verdadeiro trunfo durante uma recessão. É 5 a 25 vezes mais barato e definitivamente mais eficaz comercializar seus produtos para seus clientes existentes, em vez de investir em atrair e conquistar novos.

Portanto, certifique-se de que seus clientes existentes saibam que você os aprecia, mantendo contato por meio de e-mails de agradecimento, eventos exclusivos (virtuais) e saudações apropriadas para a estação . Afinal, são eles que continuarão a gerar novos negócios e, o melhor de tudo, recomendarão você a outros clientes em potencial.

Estratégia 3: Apoie-se em uma marca consistente

Não importa quais táticas de marketing você usará para navegar em uma crise, manter uma marca consistente é fundamental. E quando você está se comunicando em vários idiomas, garantir que seja culturalmente relevante pode exigir adaptações, por exemplo, em cores ou mensagens .

Estratégia 4: Use o marketing de conteúdo para atrair novos clientes

Quer você seja novo no inbound marketing ou esteja começando, se há um momento para explorar ao máximo as estratégias de marketing de conteúdo é durante uma crise, como o nome indica, não há necessidade de investimento em anúncios.

Comece auditando quais ferramentas e recursos você possui internamente e onde precisaria de suporte externo. Considere estratégia e implementação de conteúdo de SEO , gerenciamento de conteúdo do site (incluindo traduções se você estiver gerenciando conteúdo em vários idiomas), mídia social e marketing por e-mail como o básico.

Orquestrar todas essas táticas de maneira centrada no cliente garantirá que sua marca seja exposta ao público certo, eles se envolvam quando estiverem prontos e você continue alimentando esses leads quentes para o pipeline de vendas.

Estratégia 5: Analise seus concorrentes

Entender sua concorrência é uma das estratégias mais inteligentes que você pode usar. Você pode aproveitar as ferramentas de SEO para auditar o conteúdo dos concorrentes , ver para quais palavras-chave eles estão melhor classificados em cada mercado local e também onde eles têm lacunas que você está mais bem posicionado para preencher. A regra geral é: descubra onde sua concorrência está falhando e capitalize sobre o que ela não consegue fazer. 

Estratégia 6: Mantenha seu conteúdo inteligente

Repensar e reorganizar seu fluxo de conteúdo é crucial. Embora algumas pessoas possam ter mais tempo para navegar na Internet hoje em dia, certifique-se de que seu conteúdo siga a regra de qualidade sobre quantidade.

Embora manter seu público atualizado com as últimas tendências seja uma parte importante da produção de conteúdo, o conteúdo gerado pelo usuário é outra ótima maneira de destacar o que sua organização tem a oferecer, de maneira autêntica.

Você também pode considerar investir seu tempo em reaproveitar o conteúdo existente em vez de criar novas peças do zero. Você pode transformar o conteúdo em diferentes formatos (como vídeo de alta demanda) ou atualizá-lo para que fique atualizado aos olhos dos mecanismos de pesquisa (e leitores).

Reformular e redistribuir o conteúdo também maximiza seu impacto sobre a receita com peças estratégicas importantes, aumentando as chances de alcançar um desempenho orgânico mais alto.

Estratégia 7: Do presencial ao virtual (e além) 

Os eventos virtuais já existem há algum tempo, mas a rápida mudança de um evento físico para um online tornou-se uma lição aprendida recentemente para os profissionais de marketing.

Iniciar e estender conversas pode ser feito por uma série de métodos diferentes que não envolvem necessariamente viagens ou outras despesas pesadas, ao mesmo tempo em que contribuem para nossa sustentabilidade ambiental. Por exemplo, webinars gratuitos ou workshops online, sessões virtuais 1:1 com especialistas, demonstrações de produtos – até mesmo usando tecnologia AR e VR para uma experiência mais interativa. 

Seja qual for o formato, lembre-se de se afastar das apresentações mundanas do PowerPoint e das sessões pré-gravadas. Se o seu público é multilíngue, a interpretação é fundamental para manter a experiência personalizada, independentemente do tamanho do grupo. Mantenha-se criativo!

Pensamentos finais

Não faltam empresas que mostraram crescimento significativo durante uma recessão graças aos esforços de marketing, portanto, não espere o pior. A Kellogg’s viu seus lucros crescerem 30% durante a grande depressão da década de 1920, a Toyota emergiu como a principal montadora importada nos Estados Unidos após a recessão de 1973-75 e a Amazon aumentou suas vendas em 28% enquanto o mundo estava em recessão em 2008. 2009.

Resumindo: segure firme seu orçamento de marketing e não suspenda todos os seus esforços só porque há uma crise se aproximando . Não há dúvida de que o marketing em tempos de crise é ainda mais desafiador, especialmente quando o comportamento do cliente está evoluindo ao mesmo tempo.

Portanto, certifique-se de otimizar seu orçamento e  ser inteligente quanto às prioridades  para acompanhar seus clientes também em sua jornada de crescimento.